Utilizar o pensamento criativo e o trabalho em equipa para parar o vírus.
As equipas assistem a um vídeo sinistro de um representante mascarado da equipa do Red Alert. Eles são informados de que os seus sistemas de computador foram hackeados. O vírus pode corromper os seus sistemas e destruir a sua empresa e dados pessoais para sempre.
Cada equipa é presenteada com uma caixa e é-lhes dito que devem resolver todos os enigmas na caixa, de modo a colocar o vírus em quarentena dentro de 60 minutos. O vídeo dá pistas para completar a sua missão. O tempo começa e as equipas trabalham numa série de seis quebra-cabeças em seis empates. Os andróides do Red Alert estão à disposição para dar pistas, mas isso tem um custo. Depois que uma equipa completa todos os seis quebra-cabeças na sua caixa, um único dígito de um código aparece.
O vídeo lembra que todos os quebra-cabeças de todas as caixas devem estar completos, para que possam ajudar outras equipas. Depois que todos os quebra-cabeças estiverem concluídos, as equipas pegam o código que obtiveram de cada caixa para a esfera central do Red Alert. Eles inserem o código na esfera para parar a contagem regressiva e colocar o vírus em quarentena.
O Red Alert é um fascinante jogo de aprendizagem experiencial que aprimora o trabalho em equipa e as habilidades de resolução de problemas em um ambiente divertido e envolvente. O tema empolgante e o prazo limitado garantem que todos estejam engajados durante toda a atividade. As equipas aplicam habilidades de pensamento criativo e comunicação eficaz quando decidem juntos a melhor estratégia para resolver cada quebra-cabeça. Conforme o jogo avança, os membros da equipa aprendem a trabalhar melhor juntos. Eles vêm para apreciar habilidades uns dos outros e percebem que individualmente seus talentos são importantes para a eficácia da equipa como um todo. O vínculo de equipa cresce com a conclusão do quebra-cabeça em cada empate, eles celebram o sucesso juntos.
Eles aprendem que há uma enorme diferença entre olhar e ver. As equipas gradualmente desenvolvem a capacidade de ver um problema de mais de um ângulo e aplicam um pensamento inovador para resolvê-lo. Nos momentos finais do jogo, as equipas quebram a mentalidade de silo de completar seus próprios quebra-cabeças enquanto colaboram para ajudar outras equipas em benefício de todo o grupo.