A tomada de decisão é um processo que resulta na seleção de um curso de ação ou crença a partir de várias possibilidades alternativas. Sem um processo, a tomada de decisões pode ser difícil para os indivíduos e ainda mais para as equipas. A análise dos objetivos e das alternativas oferecidas pode levar à sobrecarga de informações e paralisar o processo decisório.
Tomar decisões em equipa requer um ambiente construtivo em que as pessoas tenham liberdade para expressar sua opinião dentro das regras estabelecidas de comunicação. É fundamental que o consenso seja obtido de todos os membros da equipa.
Como primeiro passo, investigue a situação em detalhes, determine os objetivos e coloque-os em ordem de importância. Em seguida, desenvolva ações alternativas e avalie-as em relação aos objetivos. Este processo irá realizar uma opção que melhor atenda aos objetivos. Uma vez que a melhor solução seja selecionada, avalie o plano considerando honestamente quaisquer conseqüências adversas que possam surgir. Em seguida, comunique a decisão e tome medidas. Análise ainda mais o plano e tome medidas adicionais para evitar que surjam problemas.
As actividades de teambuilding que envolvem a interpretação de papéis e simulam o planeamento de projectos podem ser usadas como uma ferramenta de aprendizado experimental para a tomada de decisões.
Veja as nossas sugestões de atividades.
Precisa de ajuda para decidir? Procura algo diferente?