Em uma entrevista recente com uma importante publicação do MICE na Rússia, Maria Varlamova discute a gestão de recursos humanos, o gerenciamento de eventos e as mudanças de atitudes em relação ao teambuilding na Rússia. Aqui está uma transcrição dessa entrevista perspicaz.
"O principal ponto de mudança no teambuilding na Rússia foi quando a Catalyst Global, a maior empresa de teambuilding do mundo, estabeleceu um representante licenciado aqui”, disse Maria Varlamova. "Dois anos depois de quando a Catalyst Russia foi estabelecida, a visão do que realmente é teambuilding realmente mudou significativamente."
Qual foi o processo principal pelo qual você passou antes de abrir o Catalyst Russia?
“Para ingressar na rede, nosso negócio foi avaliado em vários critérios, incluindo participação de mercado, satisfação do cliente, porcentagem de reservas repetidas, etc. Isso ocorre porque o Catalyst é uma rede global com altos padrões. Há tantas empresas de teambuilding aparentemente “baratas”, mas que não oferecem valor pelo dinheiro. A Catalyst passa por um processo de garantir que as empresas em sua rede cumpram seus padrões.
Este ano, a Catalyst Global marcará seu 30º aniversário. A rede Catalyst Global agora consiste de 45 empresas de teambuilding situadas em todo o mundo, todas compartilhando o mesmo objetivo principal: ser a melhor agência de teambuilding em seu país. O lema e slogan da Catalyst Global Network é Excelência em Teambuilding. As empresas da rede fornecem serviços de teambuilding a preços razoáveis, mas, o que é mais importante, mantêm o alto padrão de produtos e serviços da rede. Estamos muito satisfeitos por nossos KPIs estarem em um padrão aceitável para a Catalyst Network.
Quais são as principais diferenças entre seus programas?
O mais importante princípio do teambuilding da Catalyst é a formação de equipas eficazes e baseadas em resultados. Através de nossa conexão com a rede Catalyst Global, temos uma experiência única que nos permite realizar produtos inovadores, únicos em nosso país.
Por exemplo, os participantes podem se encontrar em uma equipa pintando uma tela ou construindo um carro de corrida de papelão e competindo contra outras equipas ou talvez aprendendo a tocar como uma orquestra em menos de 2 horas. Eles se vêem fazendo algo novo, fresco e criativo fora da norma de suas vidas diárias; colaborando frequentemente em uma equipa de pessoas com quem eles nunca trabalharam anteriormente. Além disso, o resultado tangível desse processo de teambuilding - um design único para Big Picture ou um Carro de Coorida de F1 que podem ser deixados no escritório como um lembrete para a equipa do aprendizado muito depois do término do evento.
E existem diferenças intrínsecas no que fornecemos. Muitas empresas copiaram o IP dos produtos da Catalyst. Bem, eles tentaram, mas na maioria dos casos, eles estão perdendo os detalhes que tornam o programa excelente e que oferece resultados duradouros.
É possível alcançar objetivos mais específicos do que o chamado "team-building"?
Cada um dos 170 programas de teambuilding da Catalyst Global foi desenvolvido com os resultados em mente, seja uma experiência compartilhada divertida, desenvolvendo habilidades de liderança, comunicação eficaz, trabalho em equipa, aumento de conhecimento da marca ou aprendizado aprofundado de negócios. Além disso, um dos nossos principais serviços é adaptar os programas às necessidades do cliente. Em particular, entre as nossas propostas estão aquelas que visam desenvolver habilidades de liderança, habilidades de trabalho em equipa, aumentar as vendas, aumentar o conhecimento da marca entre os funcionários. O desenvolvimento do conhecimento da marca também é relevante quando uma empresa lança um novo produto no mercado. Oferecemos às empresas a oportunidade de criar suas equipas de maneira específica para uma necessidade identificada.
Por quem os programas são projetados e desenvolvidos?
Os produtos são projetados e desenvolvidos para o mercado pela Catalyst Global e nós adaptamos 32 de seus 174 produtos especialmente para atender às nuances culturais da Rússia. A Catalyst Global possui escritórios centrais no Reino Unido, Austrália, Indonésia e Nova Zelândia, onde a criação inicial do produto ocorre através de um extenso processo de pesquisa e desenvolvimento. O processo começa ouvindo o feedback das 45 empresas de teambuilding da rede Catalyst para entender onde estão as necessidades. Após o desenvolvimento inicial, os produtos beta são aplicados e testados pela rede.A maioria dos produtos que estamos apresentando na Rússia foram testados e modificados em mais de 15 anos em um nível complexo para desenvolver o que usamos hoje. Nosso aprendizado vem de manuais abrangentes de produtos que são fornecidos para nós como parte de nosso contrato de licença. Estes estabelecem detalhes abrangentes de como configurar a sala, preparação, treinamento da equipa do evento, um roteiro sugerido para o apresentador e muito mais. Afinal, 90% do sucesso do teambuilding depende de uma preparação cuidadosa. Esses manuais detalhados, reuniões de treinamento e o suporte 24 horas da Catalyst Global permitem que os membros da rede garantam que os programas sejam entregues de acordo com os mais altos padrões, mantendo o lema da Catalyst Global de Excelência em teambuilding.
É possível montar um programa eficaz de teambuilding com um prazo de apenas uma semana?
Bem, não é o ideal, mas certamente podemos. O tempo da semana incluiria a compreensão dos objetivos e metas dos clientes, combinando o produto certo para a solução e, em seguida, adaptando-a para se adequar. Temos uma ótima base para construir - incluindo pessoal treinado e empreiteiros e todos os suportes necessários. Para ser honesto, se fôssemos desenvolver um programa único a partir do zero, sem o trabalho de base, seria, para dizer o mínimo, medíocre. Infelizmente, na verdade, existem algumas empresas de teambuilding e planeadores de eventos que tentam fazer isso.
Você considera as necessidades individuais do cliente na adaptação dos programas?
Nossa embalagem inclui modificações de design para atender aos requisitos do cliente. Estes podem incluir coisas como cores corporativas, logotipos, elementos de teste personalizados sobre o conhecimento da marca e afins. É claro que vai além do quadro geral - elementos que farão com que o programa se encaixe perfeitamente no espírito da empresa, na estratégia global de recursos humanos e nos objetivos específicos naquele momento.
Em um programa bem adaptado, os participantes devem perceber intuitivamente os aprendizados fundamentais. Esses aprendizados também podem ser investigados e trabalhados por meio de um resumo abrangente no final da sessão.
Quais são seus mais importantes princípios ao trabalhar com agências de eventos?
Cerca de 70% dos nossos clientes são agências de eventos e empresas MICE. Nosso objetivo é ser o empreiteiro perfeito. Com experiência em trabalhar em uma agência de eventos, isso é algo que eu sempre sonhei e tenho uma compreensão clara do contratante perfeito.
Fundamentos-chave como ser responsivo com uma gama de opções que podem ser adaptadas (de preferência de graça) e a capacidade de comunicar claramente o esboço do programa. Oferecemos uma solução pronta para o teambuilding para agências de eventos.
Normalmente não nos envolvemos com detalhes que são de responsabilidade da agência. Claro, em circunstâncias imprevistas, a pedido, sempre intervimos e ajudamos em qualquer nível onde podemos. Nossas habilidades de comunicação de alto nível nos permitem, conforme necessário, comunicar-se com o cliente final, de modo que há pouca ou nenhuma distinção entre nós como o provedor de teambuilding e a agência para a qual estamos contratando. As agências atestam nunca ter vergonha de nos representar.
O que é importante para você na seleção de pessoal?
Na nossa indústria, é realmente paixão e profissionalismo. Sim, responsabilidade, simpatia e paixão pelo que fazemos. Nós somos como uma família. Se houver trabalho urgente, não sairemos do escritório. Mesmo nos fins de semana, estamos lá para atender às solicitações dos clientes e dar conselhos. Nós amamos o que fazemos e o novo pessoal precisa se encaixar nesse ethos.
Como você consegue estabelecer preços adequados sem perder qualidade?
Sim, apesar do fato de que somos capazes de oferecer produtos originais que são experimentados e testados, ainda podemos oferecê-los a um preço razoável. Isso porque não gastamos tempo no desenvolvimento de produtos, apenas em sua adaptação.
Mais importante, nosso objetivo é desenvolver clientes fiéis e nosso modelo de preços reflete isso. Queremos trabalhar com empresas para o longo prazo para ver a mudança através do que fazemos. Nós não pretendemos ganhar muito dinheiro com um cliente em um evento e nunca mais voltaremos a vê-lo. Sabemos que, se dermos um serviço excelente e uma excelente relação qualidade/preço (nem sempre o mais barato, mas o melhor), os nossos clientes continuarão a utilizar os nossos serviços e, além disso, falarão da sua experiência. Isso é inestimável. Nossa porcentagem de visitantes repetidos é superior a 70%. Em termos de empresas-MICE e agências de eventos - ainda mais. Este é um número muito alto quando se considera que no mercado russo é, em média, apenas 30%.
Quais soluções você oferece para as empresas MICE?
Somos para eles o empreiteiro ideal para o desenvolvimento de equipas. Podemos realizar actividades em inglês sem alteração de valor. Como a sede é em Londres, temos os materiais e imprimimos em inglês. Nós trabalhamos em toda a Rússia. No ano passado, viajamos para mais de 20 cidades. Fora dos grandes centros, é bastante difícil encontrar empreiteiros com a tecnologia e experiência no campo do teambuilding. Nós atendemos a essa necessidade.
Somos para eles o empreiteiro ideal para o desenvolvimento de equipas. Podemos realizar actividades em inglês sem alteração de valor. Como a sede é em Londres, temos os materiais e imprimimos em inglês. Nós trabalhamos em toda a Rússia. No ano passado, viajamos para mais de 20 cidades. Fora dos grandes centros, é bastante difícil encontrar empreiteiros com a tecnologia e experiência no campo do teambuilding. Nós atendemos a essa necessidade.
Catalyst Russia - parte de uma forte empresa internacional, cuja marca - é garantia de qualidade. E isso nos dá muitas vantagens. Quando os clientes estrangeiros realizam uma licitação para teambuilding na Rússia, o fato de o teambuilding ser um programa oficial licenciado pela Catalyst, entregue por um parceiro Catalyst licenciado, geralmente contribui para a obtenção do pedido.
Catalyst Russia - o catalisador para a mudança em sua organização!