Construção colaborativa de uma ponte, na qual cada equipa é responsável por uma secção.
Cada equipa constrói a ponte segundo as expetativas do seu cliente, ultrapassando dificuldades como recursos limitados, falhas de comunicação e restrições de tempo. A ponte tem de ser suficientemente grande, forte e estável, de forma a permitir que um veículo, controlado remotamente, a atravesse em segurança.
As pontes podem ser desenhadas com criatividade e decoradas com a imagem da empresa ou da equipa, podendo também ser atribuídos prémios para o design mais criativo, o melhor “branding” ou uso mais eficiente dos recursos. (prémios não incluídos)
Cada secção, construída por cada equipa, formará parte de uma enorme ponte que estabelecerá um forte laço entre todos os colaboradores da empresa. Assim sendo, cada equipa não se concentra apenas na sua própria tarefa, desempenhando um papel vital no sucesso do projeto da empresa.
O grande final envolve a condução do veículo através de toda a extensão da ponte.
Bridging The Divide é atividade divertida e motivante, com poderosas metáforas – onde todos os departamentos de uma organização trabalham para atingir os seus objetivos, desempenhando ao mesmo tempo um papel muito importante nos objetivos da organização. Os esforços de todas as equipas estão “ligados” numa poderosa demonstração da força do grupo.
Um exercício desafiante em que cada equipa tanto pode experimentar o papel de fornecedor e de um cliente simultaneamente. O objetivo final é uma total colaboração entre todas as equipas e o seu sucesso exige uma excelente gestão da relação fornecedor-cliente e uma completa compreensão da importância crítica de uma boa comunicação entre todos.
Bridging the Divide pode ser adaptado de forma a que cada secção da ponte seja apresentada pela equipa com o racional do desenvolvimento sustentável.
O objectivo final requer que as equipas partilhem recursos, minimizem viagens desnecessárias, controlem os seus orçamentos e usem, sempre que possível, materiais recicláveis. É uma forma de criar consciência do impacto que qualquer projecto tem no ambiente e das diferentes expectativas dos seus vários actores
As equipas começaram a projectar a ponte interagindo com os grupos para descobrir quem eram seus fornecedores e clientes e então conseguiram construir os componentes da ponte. Um resultado excelente foi alcançado por todos. Isso excedeu em muito nossas expectativas - uma actividade de teambuilding complexa e recompensadora.