O Briefing
Fomos abordados para projectar e realizar um exercício de teambuilding para um grupo de 30 pessoas altamente dedicado e inteligente. Embora fossem da mesma organização, eles trabalhassem em dois locais de lados opostos do globo. Essa divisão geográfica significava que o grupo enfrentava barreiras de comunicação, linguagem e cultura. Eles estavam se reunindo em um local para completar uma rigorosa semana de treinamento, seguida por um exercício de desenvolvimento de equipe. Considerando a natureza do grupo e os resultados desejados. Chain Reaction Table Top foi selecionada como a atividade de teambuilding para o evento.
O que aconteceu no dia?
Os participantes ao entrar na sala pareciam céticos, cansados e sem envolvimento. Uma sala de jogadores sozinhos. Eles pareciam não saber por que precisavam participar. Esse tipo de reação é muito comum nos nossos negócios. Sabemos o que esperar. Sabemos como mudar isso. Temos que trabalhar.
Cada equipe foi presenteada com um tabuleiro de jogo, um conjunto de cartões de ideias e uma caixa de materiais diversos. O desafio deles era trabalhar em conjunto para provar que uma borboleta batendo as asas em um lado de uma sala pode provocar um turbilhão de vento no lado oposto….
O grupo foi dividido em equipas que iniciaram a discutir os desenhos nos cartões e compartilhando as suas ideias. Eles então trabalharam para aplicarem habilidade, criatividade e precisão para projetar, construir e testar várias máquinas simples. Em seguida, cada equipe juntou as suas máquinas simples, testando se fluíam de uma para a outra. Então eles juntaram as suas engenhocas para as próximas equipem e testaram novamente. Comunicação eficaz foi o ingrediente-chave para garantir que tudo correu conforme o planejado. As equipas perceberam que, se colaborassem em ideias e know-how, poderiam criar uma engenhoca geral melhor.
E o resultado?
Conforme o tempo passava durante a sessão, vimos barreiras quebradas, sorrisos e energia aparecem. O grupo ficou realmente envolvido e se comunicou bem. Dentro de duas horas, uniu-se como equipa. Eles colaboraram bem e criaram uma intrincada máquina de reação em cadeia, que funcionou pela primeira vez. O grupo ficou entusiasmado com a criação e o "feedback" atestado dos resultados positivos que o programa teve no dia-a-dia do grupo. Outro testemunho do poder da aprendizagem experiencial em clima descontraído e divertido.