Equipas corajosas operam num ambiente de confiança, pertença e integridade. Têm a iniciativa de assumir projetos mais complexos para conseguirem mais. Juntos, perseveram, sempre que confrontados com desafios e enfrentam a mudança sem medo.
Trabalhadores corajosos têm autoconfiança. Tentam mais, confiam mais e discutem mais abertamente. Como elementos de uma equipa, sentem-se valorizados e valorizam os outros. Indivíduos que sentem a confiança e que são apoiados pela sua equipa saem da sua zona de conforto e enfrentam novos desafios.
Coragem requer tempo e prática para se desenvolver e os líderes de equipa desempenham neste processo um papel vital. Os líderes devem exibir uma atitude positiva e incentivar todos os membros da equipa a falarem de boa vontade e comunicarem as suas ideias. Faça da escuta ativa um hábito. Mostre interesse nas opiniões dos outros fazendo perguntas. Cultive um ambiente em que as pessoas se sintam confiantes em demonstrar que não sabem a resposta. Quando todos se sentem incluídos e a sua opinião é valorizada, a criatividade e a discussão flui.
Os líderes devem promover uma comunicação aberta e honesta com o foco em soluções. Dê suporte aos membros da equipa que se atrevem a discutir o que não está a funcionar e levantar questões potencialmente delicadas. Capacitar a coragem para falar permitirá que a equipa resolva problemas, encontre soluções e tome decisões corajosas.
É essencial criar oportunidades para conhecer cada elemento da equipa e o valor e competências que traz consigo. Compreender e valorizar os talentos individuais do grupo permite que as equipas avaliem as oportunidades de forma completa e precisa, e enfrentem os desafios com propósito. Através do passar do tempo e pelas experiências compartilhadas, podem refletir sobre o passado para avaliar o risco de forma racional, tomar decisões de forma colaborativa e evitar ações imprudentes e improdutivas.
Veja as nossas sugestões de atividades.
Precisa de ajuda para decidir? Procura algo diferente?