Design Thinking

O Design Thinking é um processo iterativo no qual procuramos desafiar suposições para identificar estratégias alternativas que não são instantaneamente aparentes.

Design Thinking

O Design Thinking é um processo iterativo, no qual procuramos entender o utilizador, desafiar suposições e redefinir problemas para identificar estratégias e soluções alternativas que podem não ser instantaneamente aparentes com o nosso nível inicial de entendimento. Ao mesmo tempo, o Design Thinking fornece uma abordagem com base na solução para resolver problemas. É uma forma de pensar e trabalhar, bem como uma coleção de métodos práticos.

O Design Thinking gira em torno de um profundo interesse em desenvolver uma compreensão das pessoas para as quais estamos a projetar os produtos ou serviços. Isso ajuda-nos a observar e desenvolver empatia com o utilizador alvo. O Design Thinking ajuda-nos no processo de questionar: questionar o problema, questionar as suposições e questionar as implicações. O Design Thinking é extremamente útil para resolver problemas mal definidos ou desconhecidos, reestruturando o problema de maneira centrada no ser humano, criando muitas ideias em sessões de brainstorming e adotando uma abordagem prática em prototipagem e teste. O Design Thinking também envolve experimentação contínua: esboçar, prototipar, testar e experimentar conceitos e ideias.


Visão Baseada em Recursos

O design thinking geralmente também envolve um processo chamado RBV ( Visão Baseada em Recursos, do inglês Resource-Based View), que é uma abordagem para obter vantagem competitiva, ao procurar dentro da empresa para encontrar fontes de vantagem competitiva em vez de procurar um ambiente competitivo. Se um recurso exibir atributos do VRIO, o recurso pode ser usado para permitir que a organização obtenha e mantenha vantagem competitiva. Os atributos VRIO são vagamente definidos como: valiosos? raros? caros para imitar?

O Papel do Pensamento Inovador no Design Thinking

Para utilizar os recursos do VRIO ou os "recursos valiosos" uma organização exige inovação. O uso do pensamento inovador para desenvolver maneiras únicas ou diferentes formas de combinar os recursos para obter melhores resultados e ganhar vantagem competitiva.

Inovação frugal é a inovação de coisas simples. Transformando algo de baixo valor em algo de alto valor. Quando as mercadorias são escassas, as pessoas são forçadas a entrar em si mesmas para explorar o recurso natural mais abundante - o talento humano - e usá-lo para resolver problemas. A inovação frugal pode ser de baixa tecnologia, mas também pode ser sobre o uso de alta tecnologia para tornar os serviços mais económicos e acessíveis a mais clientes.

A mentalidade durante todo este processo precisa de permanecer adaptável e ágil. A metodologia Agile ou "Agile" é um processo que ajuda as equipas a fornecer respostas rápidas e imprevisíveis ao feedback que recebem ao seu projeto. Cria oportunidades para avaliar a direção de um projeto durante o ciclo de desenvolvimento.

No Design Thinking, o seu processo criativo e inovação nunca estão terminados. Precisa de alterar o seu produto e ideias quando o mercado muda. E como o mercado está em constante mudança, nunca tem um produto final.

Veja as nossas sugestões de atividades.
Precisa de ajuda para decidir? Procura algo diferente?

Contacte-nos

Related Articles