Mais empresas estão incentivando a colaboração funcional cruzada e até mesmo estruturando seus negócios em torno de equipas multifuncionais. Anteriormente as funções eram executadas em silos. Agora, com a necessidade de as empresas serem ágeis e tomarem decisões estratégicas em um ambiente complexo, a exigência de que os funcionários se comuniquem e colaborem para auxiliar na integração harmoniosa de novos sistemas e processos tornou-se imperativa. Além disso, a cooperação funcional cruzada é recomendada como uma maneira de gerenciar e antecipar conflitos que possam surgir devido à mudanças.
Quando indivíduos com diversos estilos de trabalho e funções se unem, os resultados podem ser inovadores e trans-formativos. Pesquisas mostram, no entanto, que apesar de seus efeitos positivos, muitas equipas multifuncionais são disfuncionais. É imperativo que uma hierarquia clara seja definida e que as regras de engajamento e comunicação sejam compreendidas por todos. Os líderes devem ter uma compreensão clara da diferença entre cooperação e colaboração. É preciso criar uma cultura de compartilhamento, deixando de lado o tempo para que a colaboração ocorra por meio de reuniões agendadas, para que os indivíduos aprendam a fazê-la bem e vejam isso como uma norma, percebendo seu valor. Incentivar o compartilhamento de histórias - tanto sucessos quanto retrocessos com transparência. Evitar a retenção de informações estabelecendo uma plataforma dedicada de compartilhamento de conhecimento que incentiva a documentação de idéias formais e informais em uma base de conhecimento referencial.
Os jogos de negócios experienciais e as actividades de teambuilding que se concentram na colaboração funcional cruzada podem ajudar muito como uma metáfora para as práticas de trabalho cooperativo. Os exercícios de teambuilding que estimulam o trabalho em equipa e o trabalho em rede também podem desempenhar um papel vital no desmantelamento de silos.
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